Mobirise


A SAÚDE MENTAL

website templates

Como entendemos a Saúde Mental

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que a saúde mental não se restringe ao campo da patologia mental, inclui também “ o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, pode lidar com estresse normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a sua comunidade”. (WHO. Strengthening mental health promotion. Geneva, World Health Organization, 2001).

Acreditamos que não há Saúde sem Saúde Mental; não há Saúde Mental sem Inclusão Social; não há Inclusão Social sem Justiça, Equidade e Respeito à Diferença. Se não há Inclusão Social há violência e doença mental.

A exclusão de grande parte da população, tanto do acesso aos bens materiais, mas principalmente aos bens simbólicos (culturais) é um dos fatores responsáveis pelo aumento da violência em nossa sociedade e do sofrimento psicológico dos indivíduos que nela vivem. O indivíduo excluído do acesso aos bens simbólicos perde o sentimento de pertencimento a comunidade, fragilizando os valores que definem o humano: dignidade, liberdade, autonomia, respeito a diferença e solidariedade. Exclusão que afeta a capacidade de trabalhar e estabelecer laços afetivos destruindo a perspectiva de futuro.

Não há formação de indivíduos, de cidadãos, senão através da família, qualquer que seja sua configuração. A família garante a vida em sua dimensão biológica e enquanto transmissora de valores e ideais que cumprem a função de garantir a vida simbólica, dimensão que inclui a cultura, a coletividade e a subjetividade. Por isso damos atenção ao indivíduo e ao acolhimento da família para restaurar suas funções e laços quebrados.

A exclusão social tende a se mostrar na forma do esfacelamento do tecido familiar, quando surge a violência entre seus membros, o abandono da criança, o uso de drogas e álcool, a evasão escolar, as condutas de risco e transgressivas e a incapacidade para o trabalho.

Valorizamos uma prática social voltada para a diminuição do sofrimento psicológico e social decorrentes de patologias individuais e sociais que impedem a potencialização de características únicas que todos indivíduos possuem e promovem uma vida saudável em que o trabalho e o amor sejam possíveis, ao lado do respeito a vida humana, à vida social e á diferença.

A Gestae desenvolve projetos cujas ações visam dar voz as vitimas de violência, de pessoas em sofrimento psicológico, aos discriminados e excluídos propiciando a inclusão social e o respeito às diferenças.

Compartilhar

A Gestae – Instituto de Pesquisa, Ensino e Saúde Mental foi registrada em 14/08/2006 como
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, com o CNPJ 08.253.920/0001-23.
Rua Cônego Eugenio Leite, 262, Sala 01 fundos, Pinheiros, Sao Paulo, SP, CEP 05414-000, Brasil

Natureza jurídica Associação Privada – Código 3999 Status da empresa Ativa Atividade econômica principal
Atividades de associações de defesa de direitos sociais – CNAE 9430800.

Registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) nº 1881/15.
Telefone - icone whatsapp : (11) 2364-5144
Email: contato@gestae.org.br

© 2019   Gestae    .    Criação Agência UiliamCruz.Com