Programas e Projetos | Programa 1

Assistência Psicológica direta a pessoas com sofrimento mental ou em vulnerabilidade de risco pessoal e suas famílias.

free responsive site templates
Mobirise

Projeto João de Barro

Assistência psicológica à crianças, adolescentes em sofrimento psicológico decorrente de situação de desagregação familiar ou patologia familiar que interferem em sua inserção social e representam...

O que é?
O Projeto João-de-Barro presta assistência psicológica à crianças e adolescentes em sofrimento psicológico decorrente de situação de desagregação familiar, falhas das funções parentais ou patologia mental não diagnosticada que interferem em sua inserção social e representam risco para si e para a comunidade. Esta intervenção tem caráter profilático e pretende evitar soluções violentas: a medicalização precipitada e a judicialização desnecessária da vida privada.

Objetivos
Diagnosticar e tratar crianças, adolescentes e familiares que apresentem sinais de conflitos, desajuste familiar, patologias mentais, comportamentos de autodestruição ou agressividade dirigida ao outro/comunidade que impedem seu pleno desenvolvimento afetivo, cognitivo e social na infância e juventude. 
Recompor o tecido familiar esgarçado, instituindo um lugar positivo de valor e de acolhimento para o jovem. 
Criar com os membros da família um modelo de pacificação de conflitos conjugais e/ou do grupo familiar que levam a situações de litígio e/ou violência. 
Reinserir a criança e o adolescente em uma cultura de valores e ideais que lhe permitam a construção de um projeto de vida e visualizar um futuro.

Público Alvo
Atendimento à crianças, adolescentes e seus familiares em situações de desagregação familiar, falha na função parental ou patologia mental, encaminhados pela rede socioassistencial, de saúde, judiciária e escolar.

Por que?
João de Barro é um pássaro que constrói um ninho para acolher os filhotes e tanto o macho como a fêmea se ocupam da tarefa de alimentá-los e protegê-los dos predadores e intempéries. Com essa imagem queremos ilustrar a importância da família como suporte essencial para o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente, cuja falha ou inexistência podem leva-los a um destino funesto. 

O sofrimento psicológico da criança/adolescente diante do esgarçamento do tecido familiar aparece, inicialmente, através de sinais considerados insignificantes pelo entorno familiar e inespecíficos pela rede de saúde e de proteção. Estes sinais ao serem escutados evita o agravamento da situação e o inicio do caminho para violência, criminalidade, drogas, abandono do lar, evasão escolar e demais condutas de risco. 

Para interromper esse ciclo faz-se necessário um trabalho para que essas situações iniciais sejam rapidamente detectadas e revertidas com resultado profilático e para que se promova uma orientação eficaz à família/instituições com funções protetivas. 

A Gestae propõe um acolhimento de forma sustentável na política da proteção da criança e do adolescente porque produz resultados que interrompem o ciclo da repetição e evitam a marginalização, a patologização e a exclusão social da criança e do adolescente através do resgate e fortalecimento dos vínculos familiares e restabelecimento da saúde mental.

Mobirise

Projeto Arco Iris

Assistência psicológica direta à crianças, adolescentes e famílias em risco pessoal e social em acompanhamento pelo Conselho Tutelar, pelas Varas da Infância e Juventude e Varas da Família e Sucessões
Projeto realizado em 2014/2016

Para acessar o relatório do projeto, clique abaixo.

Compartilhar

A Gestae – Instituto de Pesquisa, Ensino e Saúde Mental foi registrada em 14/08/2006 como
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, com o CNPJ 08.253.920/0001-23.
Rua Cônego Eugenio Leite, 262, Sala 01 fundos, Pinheiros, Sao Paulo, SP, CEP 05414-000, Brasil

Natureza jurídica Associação Privada – Código 3999 Status da empresa Ativa Atividade econômica principal
Atividades de associações de defesa de direitos sociais – CNAE 9430800.

Registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) nº 1881/15.
Telefone - icone whatsapp : (11) 2364-5144
Email: contato@gestae.org.br

© 2019   Gestae    .    Criação Agência UiliamCruz.Com